Bem Vindos!

O portal Viver a Ética é uma iniciativa do programa “Internet na Sala de Aula”, do Ministério da Justiça da Espanha, país no qual a Ética é oriunda do filósofo Sócrates, chamada de “Ética “Socrática” que tem o “outro”, o “próximo”, como principal objetivo.

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios obteve autorização para traduzir e replicar este maravilhoso conteúdo no Brasil. A Wizard foi a responsável pela revisão da tradução do espanhol para o português.

O portal Viver a Ética oferece, no âmbito da educação dos jovens do Ensino Médio, um modelo de trabalho on-line voltado ao desenvolvimento dos conteúdos comuns para o ensino da Ética de maneira transversal ou mesmo um complemento educacional valioso e virtuoso. Seu objetivo é que os alunos entendam a gênese dos princípios e fundamentos da Ética, saibam estabelecer um juízo de preferência entre dois valores e possam se aprofundar em alguns conceitos fundamentais da moralidade humana.

Agradecemos a todos os (as) educadores (as) por compartilharem conosco a maravilhosa experiência de “Viver a Ética”!

O site está dividido em três seções:

  • • Professores
  • • Alunos
  • • Público

A finalidade da seção para os professores é oferecer uma ferramenta de apoio para a execução do desenvolvimento curricular da Ética. Aqui você encontrará uma introdução aos conteúdos que constam na seção dos alunos; a metodologia utilizada; as atividades que os alunos deverão desenvolver e uma explicação dos recursos à disposição.

A finalidade dos conteúdos, divididos em 7 unidades, é descobrir e propor valores que sejam objetivos e válidos para todos. Todas as unidades estão voltadas para fornecer razões para que a mente evite avaliações subjetivas.

Os assuntos são tratados com certa profundidade filosófica e se fundamentando que “a prática docente no exige uma fundamentação filosófica da especificidade moral dos seres humanos e de alguns conceitos fundamentais da moralidade humana juntamente com uma breve introdução às principais teorias éticas do mundo ocidental.

Devido ao caráter inovador desses conceitos filosóficos, é importante que o professor faça uma exposição clara e rigorosa para que o aluno possa desempenhar as atividades corretamente.

Recomenda-se começar pela leitura do recurso Virtude formal da prudência. Ali são expostos, como introdução, os principais temas e a metodologia do portal Viver a Ética, com uma atenção especial para a dupla dimensão axiológica, altura de Scheler e força de Hartmann, e a conexão existente entre eles.

Os conteúdos estão estruturados em 7 unidades. Nelas é feita uma descrição dos valores éticos, organizados de acordo com o critério duplo “altura-força”. Existe um segundo critério que reforça o anterior: os valores éticos mais baixos são proporcionalmente mais sociais do que pessoais. Por outro lado, à medida que se sobe na escala, o pessoal vai ganhando espaço em comparação com o social.

Iniciativa no Brasil
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