Unidade Didática 1

Definição de Valor

A palavra valor é aqui entendida como o que deve ser, seja ou não seja. Por exemplo, a justiça. Ela é sempre vista como um dever-ser, pois sua realização nunca estará acabada ou terminada. Se eu fui justo e limpo até hoje (ser na definição), amanhã tenho que continuar sendo assim. Ninguém se aposenta nessa questão de valores. Um valor nunca é uma tarefa completamente acabada, nunca é perfeita no sentido latino desta palavra. E se eu não fui justo hoje (não ser na definição), também tenho que continuar a sê-lo. Devo ser justo hoje, quer tenha sido ou não tenha sido.

O dever-ser do valor é percebido com mais nitidez quando ele não é. Nós o percebemos quando eu omito o valor da justiça (não pago o credor da minha dívida que vence hoje) e ainda mais quando faço alguma violação contra o mesmo (além disso, eu vou e roubo o carro do meu credor). Nesse ponto cai como uma luva a expressão "o valor brilha por sua ausência".

Se o valor é, se hoje sou justo ou limpo, não deve ser confundida sua realização, o ontológico em minha ação (seja ou não seja na definição) com o dever-ser, o valor que aparece em tal ação (o axiológico em minha ação).

Às vezes o ontológico é chamado de matéria ou conteúdo do valor, a ação em si, e o axiológico ou dever-ser que aparece em tal ação é chamado de forma do valor.


"Os valores são, na verdade, o centro de tudo!
Eles nos dizem quem somos, como devemos agir, em que direção nos orientar...
Os valores são, em poucas palavras, a essência das pessoas e das instituições.“

Eli Lilly
Neto do fundador da indústria farmacêutica Lilly

Iniciativa no Brasil
Patrocinador
   Parceria