Guia

Guia de Uso

A tela da página inicial oferece o acesso a várias área:

  • • Mapa do site
    A partir daqui é possível acessar a estrutura geral do projeto viver a Ética.
  • • Links
    Contém alguns links de interesse.
  • • Glossário
    Aqui são definidos e comentados algumas palavras contidas nas unidades didáticas.
  • • Entre em contato conosco
    Aqui é possível ter acesso à possibilidade de enviar algum comentário ou sugestão.
  • • Busca
    Está presente em cada tela e permite realizar buscas dentro do site de busca da CNICE. Dentro desta mesma página é possível acessar as três principais áreas do recurso: Professores, Alunos e Público.

Dentro desta mesma página é possível acessar as três principais áreas do recurso: Professores, Alunos e Público.

  • Professoress
  • A área Professores dispõe das entradas a seguir:
  • • Conteúdos: uma introdução geral dos conteúdos
  • • Metodologia: uma explicação geral sobre a didática utilizada.
  • • Recursos: São disponibilizados alguns recursos on-line que ampliam alguns valores.
  • • Atividades: Esta entrada e a área de Unidades que consta na área dos Alunos formam o corpo central da página. A partir daqui é possível acessar as atividades que podem ser realizadas: Valoração de imagens
    • • Valoração de Situações
    • • Valoração de obras de arte
    • • Meios de Comunicação
    • • Depoimentos
    • • Atividades com ONGs vizinhas do centro educacional
    • • Jogo de Letras (Valores)
    • • Jogo de Letras (Princípios)
    • • Sopa de Letras
    • • Palavra cruzada nº1
    • • Palavra cruzada nº2
    • • Jogo de memória
    • • Amor à Família (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Respeito à Natureza (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Convivência (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Solidariedade (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Paz (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Ordenar Valores
    • • Pirâmide de Valores

Todas elas estão relacionadas com os conteúdos das unidades didáticas que constam na área dos Alunos. É importante, portanto, que os conceitos fundamentais tenham sido assimilados.
Também é possível acessar estas atividades através da área de Alunos.


  • • Bibliografia
    Nesta área consta uma bibliografia sobre a Ética e seus valores. Ao clicar em cada letra do abecedário aparecem os nomes de autores relacionados com a Ética. Caso você deseja sugerir alguma bibliografia, você pode fazer isso clicando na pergunta “Você quer sugerir uma nova bibliografia para nós”?

  • Alunos
  • A área Alunos dispõe das entradas a seguir:
  • • Unidades
    Esta entrada e a área de Atividades que consta nesta área formam o corpo central da página. Os conteúdos são distribuídos em sete unidades: Ao clicar sobre cada uma delas, aparecem as áreas que elas contêm. Ao final de cada unidade existe uma entrada de AVALIAÇÃO que permite responder a 5 perguntas.
  • • Atividades
    A partir daqui é possível acessar as atividades que podem ser realizadas:
    • • Valoração de imagens
    • • Valoração de Situações
    • • Valoração de obras de arte
    • • Meios de Comunicação
    • • Depoimentos
    • • Atividades com ONGs vizinhas do centro educacional
    • • Jogo de Letras (Valores)
    • • Jogo de Letras (Princípios)
    • • Sopa de Letras
    • • Palavra cruzada nº1
    • • Palavra cruzada nº2
    • • Jogo de memória
    • • Amor à Família (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Respeito à Natureza (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Convivência (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Solidariedade (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Paz (QUEBRA-CABEÇAS)
    • • Ordenar Valores
    • • Pirâmide de Valores
    • Todas elas estão relacionadas com os conteúdos das unidades didáticas que constam na área dos Alunos. É importante, portanto, que os conceitos fundamentais tenham sido assimilados. Também é possível acessar estas atividades através da área de Professores.
  • • Avaliação
    Esta entrada oferece a Avaliação completa das sete Unidades. Ao clicar sobre as avaliações aparecem as cinco perguntas de cada uma delas. As respostas são obtidas ao se clicar na área de RESPOSTAS. Depois uma avaliação final permite responder a dez perguntas de cada unidade com três possibilidades. Depois de selecionar todas, ao clicar em enviar aparece um quadro onde são indicadas respostas certas e as erradas.
  • • Recursos
    São propostos alguns textos de obras literárias cujo conteúdo possui valores e conceitos axiológicos que foram tratados nas Unidades Didáticas.

  • Público
  • A área Público dispõe das entradas a seguir: Currículo e Matéria, Projeto Pedagógico, Técnica do recurso e o Guia de uso.
Iniciativa no Brasil
Patrocinador
   Parceria