Curriculo

Curriculo e Matéria

Objetivos:

1. Conhecer e compreender as características específicas que fundamentam a moralidade humana em sua prática individual e social, valorizando o significado da dignidade pessoal, da liberdade da consciência reta, do bem e da verdade, e dos princípios que orientam o bom comportamento.

2. Compreender a gênese dos valores e das normas morais, assumindo criticamente que constituem uma construção histórica e válida para todos os seres humanos e sua fundamentação objetiva e comum a todos, presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

3. Valorizar criticamente o pluralismo cultural e moral das sociedades modernas, identificando as razões morais em que se baseiam as diferentes proposições éticas que nelas convivem. Especificamente, deve ser potencializado o estudo do espaço europeu como um espaço de valores morais na construção do futuro da humanidade.

4. Identificar e analisar os principais conflitos morais do mundo atual nos quais se manifestam teses antropológicas e éticas diferentes ou contrapostas, tais como materialismo e espiritualismo, liberalismo e socialismo, individualismo e senso comunitário, universalismo e contextualismo.

5. Identificar e analisar os principais projetos éticos contemporâneos, sobretudo os Direitos Humanos, tentando entender suas contribuições originais e as tentativas de solução que são propostas sobre os principais problemas morais de nossa época.

6. Identificar e analisar as diferentes formas de organização política das sociedades atuais, sobretudo o sistema democrático e o Estado social de direito, fundamentado no respeito aos Direitos Humanos e na busca incessante da justiça.

7. Conhecer e avaliar as principais contribuições teóricas da história da ética e, sobretudo, as que mais contribuíram para o reconhecimento dos direitos e liberdades individuais, sem esquecer as exigências do dever moral em todas as culturas humanas.

8. Utilizar adequadamente o método de diálogo e o debate como instrumentos essenciais na proposição dos conflitos e dilemas morais e como meio idôneo para estimular a capacidade argumentativa.

9. Participar de modo racional e construtivo nas atividades de classe, individualmente ou em grupo, tentando entender as teses e as atitudes éticas dos outros em um clima de diálogo e de tolerância positiva.

10. Iniciar o descobrimento dos princípios e valores morais, adquirindo independência de critério e juízo crítico, adotando progressivamente hábitos de conduta moral que planejam a própria vida e recusando aqueles que queiram fazer decair sua dignidade de ser humano, assim como estimular uma imagem positiva de si mesmos e uma autoestima adequada de suas capacidades e atitudes.


Estes objetivos são materializados em alguns conteúdos que são definidos pelo já referido Decreto.

Conteúdos:
por: Estes objetivos são materializados em alguns conteúdos:


1. Problemas morais de nosso tempo.

Neste bloco temático é listada, sem pretensões de ser conclusiva, uma série de problemas morais que são apresentadas, como exemplo, como os mais conflitantes de nossa época, e nos quais aparecem envolvidos fatores sociais, políticos, econômicos, científicos e tecnológicos.

Unidade 1. Problemas derivados de fatores sociais, políticos e econômicos. A marginalização e a exclusão social. As discriminações por questões de sexo, raça, línguas, religião, ...

Unidade 2. Problemas derivados de fatores tecnológico-industriais: poluição, degradação das águas fluviais e marítimas, desertificação, corrida armamentista.

Unidade 3. Problemas derivados do mundo pessoal: planos e ideais de vida, responsabilidade, hábitos, valores e virtudes morais, senso de dever, realização pessoal, inserção no mundo do trabalho, relações pessoais: amor, amizade, sexualidade ...

Unidade 4. Problemas derivados das descobertas científicas no campo da biologia: genoma humano, engenharia genética, clonagem ...


2. A democracia como âmbito dos projetos éticos contemporâneos.

Neste campo temático, devemos analisar o significado ético, jurídico e político da democracia como espaço da vida moral, que possibilita e marca a realização pública de projetos éticos. Os Direitos Humanos são entendidos, tanto como a condição da vida democrática, como o horizonte para a realização destes projetos éticos.

Unidade 5. Os Direitos Humanos.

Unidade 6. Democracia e cidadania. O valor do diálogo e da participação. Liberdade e responsabilidade. A justiça e a tolerância nas sociedades democráticas.

Unidade 7. Teorias sobre a democracia. Unidade 8. Proteção do meio ambiente, solidariedade, voluntariado, outros projetos éticos. A educação para a paz como base da convivência social.


3. A racionalidade e a estrutura da vida moral.

Neste campo temático serão abordados os conceitos fundamentais para a análise da vida moral, de tal modo que sirvam como fundamento teórico dos problemas e projetos que foram vistos nos núcleos temáticos anteriores.

Unidade 9. Heteronomia e autonomia.

Unidade 10. Valores e normas morais.

Unidade 11. Virtudes privadas e públicas.

Unidade 12. A autoridade e sua legitimação.


4. Teorias éticas.

Neste bloco temático serão abordadas as linhas gerais de reflexão ética na história e no presente. As éticas de fins, ou éticas teleológicas, e as éticas do dever, assim como o modo em que são definidas estas e outras teorias ou fundamento da vida moral, ocuparão este campo.

Unidade 13. Fundamentação da vida moral.

Unidade 14. Éticas de fins.

Unidade 15. Éticas do dever.

Unidade 16. Abertura da Ética às religiões. A religião como projeto ético de vida.

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